terça-feira, 26 de novembro de 2013

HUMOR NO VELHO RÁDIO: UMA CRONICA DO COTIDIANO BRASILEIRO

Os programas humorísticos do rádio eram todos apresentados ao vivo. Embora alguns fossem transmitidos de um estúdio a maioria o era  de um auditório com a presença de público, que vibrava, ria e aplaudia. Os atores não faziam teatro e sim radioteatro. Quem, hoje em dia, imaginar que os intérpretes  transformavam o palco-auditório em um palco de teatro, se engana.
 Os radioatores atuavam para o país todo, pensando mais no   ouvinte de casa. Havia, certamente, este ou aquele gesto, mas o objetivo principal era o uso da voz e fazer dela o instrumento de interpretação, tirando o máximo partido do texto.
Havia atores, como Nanci Wanderley que ignoravam, solenemente, o público que lotava o auditório. Ela chegava a cobrir o rosto com o script enquanto lia seu papel. Mas, mesmo assim, os presentes riam e riam, pois sua voz, que ecoava pelo ambiente  e sua interpretação  transportavam toda a graça.
O máximo que o ator fazia eram  caras e bocas e, quando  possível, alguns trejeitos.
Até porque, o radioator corria o sério risco de, ao tentar gesticular ou se movimentar,, fugir do raio de ação do microfone, ou pior, perder-se no texto.
A única exceção estava por conta de um programa que ia ao ar às sextas-feiras às 22 horas. Chamava-se Marlene, meu bem, interpretado por dois radioatores que também faziam teatro: a dublê de cantora e atriz Marlene e  Luiz Delfino com a participação de Nelma Costa. Nelma fazia novelas e também teatro. Por isso era escalada para o programa. O script não era lido e sim decorado. Era rádio feito para o auditório, uma vez que os atores atuavam sem papel nas mãos. O auditório vibrava e o público em casa também, em sintonia com as reações do auditório.
Nos programas humorísticos transmitidos do auditório não havia claque, nem risos gravados, como a televisão faz hoje com frequência. Era tudo muito espontâneo. Se a piada era boa, o público do auditório gostava e ria e o ouvinte em casa se contagiava e ria também.
Havia, porém, um fato curioso. Em alguns programas realizados em estúdio fechado, era comum que os outros artistas presentes, inclusive  os músicos da orquestra , rissem pois estavam autorizados a isso.Mas não era uma claque. Era tudo espontâneo e era  divertido !
Na verdade o público se identificava com as situações criadas, porque eram todas elas extraídas do dia-a-dia do público ouvinte..
Hoje, lançando um olhar sobre o que rolava no humor do rádio daquele tempo, podemos constatar que eram todos uma espécie de crônica do cotidiano da vida brasileira como uma  espécie de crítica da  sociedade e dos costumes.
As questões da fome, da miséria ou  da pobreza Da humilhação, da arrogância ou da soberba. Da malícia, da conquista, da sedução ou do sexo. Da desonestidade ou da corrupção, tudo  estava nos programas de humor.
E isto não foi apanágio do velho rádio. Veio de muito longe, quando o homem aprendeu a rir do insólito, do grotesco, do ridículo ou do burlesco.

Auditório da Tupi: maestro Cipó á frente da Orquestra com radioatores 
e Paulo Gracindo, de branco, e Ary Barrozo.


Eis uma das mais famosas duplas do rádio humorístico brasileiro. os dois se conheceram em 1919 e viajavam pelo Brasil, Uruguai e Argentina. Em 1930 se separaram. È em 1937 que Jararaca compõe com Vicente Paiva a marchinha que correria o mundo e que é até hoje, uma das músicas brasileiras mais conhecidas: “Mamãe eu quero”.
A dupla se  reconciliou  no final dos anos 30 e fazia muito sucesso no Cassino da Urca.
O rádio só veio a conhecê-los em 1941, quando contratados pela Nacional, inauguraram o famoso horário humorístico das sextas-feiras às 8 e 35, sob o patrocínio do sabonete Eucalol.
Só para recordar: depois de Jararaca e Ratinho, o horário seria ocupado pela PRK-30 em 1946 e depois pelo  Edifício Balança mas não cai.
Ratinho era um clarinetista fantástico, com um fôlego impressionante, sustentava uma nota por mais de um minuto, sob os comentários hilários do  Jararaca. Por fim, concluía a música sob os aplausos frenéticos do auditório.
Contavam piadas e fatos engraçados, tudo recheado com música alegre e agitada.
A partir de 1955, Jararaca também se consagraria como o famoso Mestre Filó, criação de Paulo Roberto para o programa Lira de Xopotó que homenageava as bandas de música de todo o Brasil e que ia ao ar todos os sábados às 20 e trinta e cinco.
Ronaldo Conde Aguiar em seu interessante Almanaque da Rádio Nacional ao referir-se à  famosa dupla acrescenta:
Em 1964, Jararaca, que pertencia ao Partido Comunista  Brasileiro foi demitido da emissora, denunciado pelo apresentador Cesar de Alencar . A punição não atingiu Ratinho, que fez, na época, um comentário melancólico: O que será do Ratinho, sem  o Jararaca?  Me  digam.
Ratinho morreu em Duque de Caxias em 8 de setembro de 1972. Jararaca faleceu em 11 de outubro de 1977, no Rio .Ambos morreram pobres.

Jararaca, músico, compositor e humorista e seu famoso violão Jararaca

                          BARCA DA CANTAREIRA: TRANSPORTANDO HUMOR E MÚSICA.

No dia 12 de setembro a programação noturna da Nacional lançou um novo humorístico para comemorar o  seu décimo nono aniversário. O título era Barca da Cantareira. A ação se passava durante uma viagem imaginária entre  Rio e Niterói. Tudo acontecia no decorrer da viagem: piadas, esquetes e quadros humorísticos entremeados  por números musicais  alegres e movimentados. A estrutura era muito parecida com a do Balança, mas não cai, ou seja um narrador que conduzia a apresentação dos quadros. A única diferença para o Balança era a existência dos números musicais.
O programa inaugural reuniu o que havia de melhor em termos artísticos. O locutor era Aurélio de Andrade, um dos fundadores da emissora. O narrador era Milton Rangel, o mesmo que fazia o Jerônimo e mais os radioatores do primeiro time de humoristas: Brandão Filho (lembram-se do Primo pobre)? Além de Nilza Magrassi ( secretária de Seu Criado Obrigado), Ema D’Ávila e Walter D’Ávila,Consuelo Leandro, Altivo Diniz e outros. Os números musicais da noite ficaram a cargo dos cantores: Jorge Veiga, cantando o sucesso de Miguel Gustavo Café Soçaite, Black-out interpretando Minha senhora, espirituoso samba de Klecius Caldas e Armando Cavalcanti e finalmente Ademilde Fonseca que interpretou o chorinho Saliente de Altamiro Carrilho e Armando Nunes.
A orquestra da Nacional era regida pelo maestro Hércole Vareto e o programa, patrocinado pelo famoso Guaraná Antártica, era produzido por Mário Meira Guimarães.Perante um auditório lotado o programa foi muito bem recebido,mercê de sua produção esmerada, mas não fez história, pois não permaneceu muito tempo no ar.

Black Out:  sucesso nos carnavais com Pedreiro Valdemar, Maria Candelária, Minha Senhora e outros,se apresentou na estreia de Barca da Cantareira.
  

Silvino Neto,  criou o Teatro Pulgueiro e depois inaugurou uma pensão:a Pensão do Pimpinela ou Hotel do Pimpinela. O grande humorista sacou o seguinte: se o rádio é som eu posso fazer imitar diversas vozes que o ouvinte não vai perceber que é uma pessoa só. E ele estava certo. Quem começou a fazer isto foi  Nhô Totico em São Paulo.  Coube a Silvino Neto  idealizar no Rio, uma pensão, depois um hotel em que tudo acontecia. Silvino fazia um radioteatro no qual ele era o único ator. Trocava de vozes com tanta habilidade e rapidez que o ouvinte pensava realmente que eram vários atores. A pensão era freqüentada por vários personagens nascidos de sua  cabeça. Doutor Januário, seu Acácio,  Anestesio, Waldemar e o Pimpinela. Ele imitava  também políticos, como Adhemar de Barros  e os presidentes da República Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Mais tarde outros talentosos radialistas seguiram as pegadas de Silvino, entre eles José de Vasconcelos e Chico Anísio.
Silvino Neto, atraído pela política consagrou-se como um dos  mais votados da capital da República para a Câmara de Vereadores.
Possivelmente sua carreira poderia ter tomado em novo rumo se ele não tivesse ouvido o Oduvaldo Cozzi. È que ao apresentar-se a Cozzi, que era diretor artístico da Nacional, ele, que queria ser cantor, foi dissuadido pelo grande radialista  a tentar a carreira de humorista para não ter que concorrer com os monstros sagrados da época: Francisco Alves, Carlos Galhardo, Silvio Caldas ou Orlando Silva.
Foi assim que o rádio perdeu um cantor, mas ganhou um dos maiores humoristas de todos os tempos.
Com  talento para a música compôs  “Adeus, cinco letras que choram”  sucesso de Francisco Alves.


Silvino Neto, grande nome do rádio, pai de Paulo Silvino.

Uma pensão que também obteve sucesso no rádio foi a Pensão do Salomão, de Jorge Murad.
Conforme podemos observar, os programas humorísticos não  fugiam muito de um formato básico. Ora eram programas com piadas soltas e personagens fixos, ora eram histórias completas que aconteciam em 25 minutos. O segredo não estava propriamente no formato, mas na criatividade e riqueza do texto e na capacidade interpretativa do elenco.
Uma barca carregada de humor, escrita por Mário Meira Guimarães. Era a Barca da Cantareira que enquanto ia ao ar pela Nacional fazia todo mundo rir.
Em um programa escrito por Nestor de Holanda chamado Boite Tonelux  os freqüentadores viviam peripécias que divertiam os ouvintes.
Não importando se a ação acontecia numa casa, numa rua, num edifício, num hotel ou numa barca. O essencial era  eleger como tema, um local que juntasse piadas dentro de um contexto familiar e urbano.
Era ai que a cidade se divertia.
  
ALVARENGA & RANCHINHO DERAM  TRABALHO AO DIP, MAS ACABARAM CONQUISTANDO GETÚLIO.

No final dos anos vinte, quando Alvarenga e Ranchinho se conheceram, se apresentavam em circos, cantando músicas sertanejas, uma novidade na época.
Ao chegarem ao Rio já eram conhecidos, até que a Nacional os  contratou. Passaram então a fazer um programa  só deles que ia ao ar às terças-feiras às 20 horas,tendo como patrocinador o Rhum Creosotado, aquele medicamento que anunciou nos velhos bondes durante décadas  e do qual os mais antigos, certamente,  se lembrarão:

O  belo tipo faceiro
Que o senhor tem ao seu lado.
E no  entretanto acredite:
Quase morreu de bronquite.
Salvou-o o Rhum Creosotado.

A dupla fazia um humor fino, muitas vezes sarcástico e irreverente. Eram críticos dos políticos, dos costumes da época e fazendo paródias de tudo, não escapavam nem seus colegas do rádio.
Além de fazerem piadas, entoavam paródias ao som dos violões e arrancavam gargalhadas do público e problemas com a censura  e a polícia política do Estado Novo de Getúlio.
Presos por quatro vezes, passavam a noite no xadrez e libertados na manhã seguinte depois de ouvirem longas  repreensões dos agentes.
Uma vez o Filinto Muller, homem forte de Getúlio e presidente do temido DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda telefonou para a dupla exigindo que seus scripts fossem  submetidos previamente à censura.
Ao que Ranchinho argumentou:
-Mas doutor, além do texto, nós também temos o improviso.
E veio a resposta do poderoso:
-Pois eu também quero censurar o improviso!
Certa vez, Alzirinha Vargas, que era filha do presidente e adorava a dupla, os convidou para uma apresentação especial no Palácio do Catete. Era 19 de abril de 1939, aniversário do velho. Os dois chegaram meio desconfiados, mas logo o lado artístico falou mais alto e eles se soltaram. Cantaram sátiras, piadas, incluindo algumas contra o governo.
Getúlio com seu indefectível charuto, ria de tudo. Ao final, colocando as mãos nos ombros dos dois  disse:
“A partir der hoje, vocês podem fazer a graça que quiserem. Ninguém mais vai incomodá-los”.
Se aquela atitude de Getúlio os deixou aliviados, certamente perdeu-se um pouco do encanto:  cadê a graça de fazer piada com o Getúlio sem a maldita censura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário